Meta-Coaching refere-se a facilitar uma conversa de Coaching, uma conversa como nenhuma outra. É uma conversa que explora, com um fascínio curioso e sem julgamento, como uma pessoa está realizando uma tarefa, uma emoção, uma crença, um relacionamento, um negócio ou uma vida. É uma conversa feroz, que chega ao coração das coisas, ao coração da matriz de enquadramentos e significados de uma pessoa para convidar a uma mudança de paradigma e/ou transformação pessoal.
O Meta-Coach facilita grandes questões, ouve com os olhos e com os ouvidos, escuta as emoções, os enquadramentos e o coração das pessoas. O Meta-Coach oferece apoio sem julgamento, a fim de dar feedback mais limpo e puro, baseado em dados sensoriais. O Meta-Coach vê, detecta e identifica padrões em um nível mais alto e, em seguida, realiza explorações de modo que a pessoa faça a descoberta para desencadear seus potenciais.
O Meta-Coach desperta a pessoa para os seus potenciais e a desafia a confrontar a vida como ela é, pois explora de forma diretamente a realidade. O Meta-Coach desafia e provoca para deixar a pessoa realmente pronta para a transformação, para jogar um novo jogo interior. O Meta-Coach co-cria com o cliente um novo jogo interior de enquadramentos de significados, sonhos, estratégias, planos, resultados e em seguida realiza, testa, desafia e celebra a tradução disso na vida real, na performance, no jogo exterior.
Meta-Coaching facilita a excelência, permite descobrir a maravilha e a magia de tomar conta da própria vida.
O Meta-Coaching difere-se de duas maneiras:
1 – É é extremamente sistemático de maneira que o coach sabe o que fazer, quando fazer o quê, com quem é mais apropriado, como fazer de maneira eficaz, e porque fazer uma coisa em particular. Ou seja, não fixamos estruturas iguais de sessões para todas as pessoas e não incentivamos a decorar ferramentas ou listas enormes de perguntas.
2 – É também é extremamente sistêmico, pois parte do princípio que as pessoas são sistemas (sistemas corpo-mente-emoção) que vivem dentro de múltiplos sistemas (familiar, negócios, religioso, étnico, cultural, etc.), então ele trabalha com diversas variáveis ao mesmo tempo. Isso faz com que o Meta-Coaching seja completo e prático.
A Neuro-Semântica, criada pelo Dr. Michael Hall, é uma área de conhecimento que descreve como alcançar a excelência e a autorrealização de forma natural. É a evolução da PNL. Podemos dizer que a estrutura de estados-sobre-estados ou, Meta-estados, é um dos grandes diferenciais entre a Neuro-Semântica e a PNL. Neuro-Semântica refere-se a como criamos significados e vivemos através deles. Ou seja, se descobrirmos como muda-los, podemos melhorar muuuuuito a nossa vida pessoal e profissional.
Consulte nossos artigos para mais informações.
Trata-se de um modelo da Neuro-Semântica para mapear como a mudança ocorre nas pessoas. O Coach desempenha no processo de mudança os seguintes papeis: facilitador, despertador, desafiador, sondador, provocador, co-criador, realizador, reforçador e testador. Este modelo foi desenvolvido por Michael Hall e Michelle Duval.
Relacionar-se com o cliente explorando e facilitando seus potenciais em termos de um objetivo específico e determinado pelo próprio cliente. Modalidade profissional que difere de consultoria, aconselhamento, terapia, treinamento e mentoria.
Trata-se de um modelo no campo da Neuro-Semântica que opera como uma estrutura holística para compreensão do funcionamento humano nas seguintes dimenções: Estado, Significado, Intenção, Self, Poder, Identidade, Outros e Mundo.
Trata-se de um estado mente-corpo-emoção que está sobre ou além de um outro estado, por exemplo, aprendizagem alegre.
O meta-estado mais alto coloca o enquadramento para o primeiro ou estado primário e classifica-o de tal maneira que se torna membro da classe meta-estado ou meta-enquadramento, ou seja, os meta-estados governam os nossos comportamentos. Desenvolvido por Dr. Michael Hall.
Para mais informações favor ler os nossos artigos.
Trata-se de um programa internacional para formação e capacitação em Coaching. É composto por três módulos:
1 – Coaching Essentials
2 – Coaching Genius
3 – Meta-Coaching (ACMC – Associate Certified Meta-Coach)
A ISNS é um órgão internacional que mantém, de forma colaborativa, o desenvolvimento contínuo da Neuro-Semântica. É suportada diretamente pelo seu criador, Dr. Michael Hall.
Trata-se de um modelo desenvolvido em 1970 que estuda a estrutura da experiência humana através da linguagem (linguística) e da mente (imagens, sons, cheiros) que entram no corpo (neurologia).