DESIGNER DE ESTADOS

DESIGNER DE ESTADOS

De: L. Michael Hall
2019 Neurons #23

Traduzido por
José Luiz de Oliveira Junior

DESIGNER DE ESTADOS

Suponha que você pudesse texturizar os seus estados mentais e emocionais … Suponha que você pudesse adicionar diversos gostos, sensações, qualidades ao seu enquadramento mental atual … Suponha que você pudesse fazer o caminho para um mundo mais rico e mais cheio de prazer … Suponha que você não estivesse mais preso ou limitado em um estado sem graça ou chato…

Essas questões focam a atenção na qualidade dos seus estados do dia a dia. Elas sugerem que você possa criar o design da qualidade da sua vida. Que tal isso! Este é um dos recursos mais interessantes do Modelo Meta-Estados. Ao considerar a qualidade dos estados a seguir, reserve um momento para explorar sua qualidade. Você pode fazer isso com relação a

__ Intensidade e força                       __ Acessibilidade e desenvolvimento

__ Características e sensação          __ Ecologia e equilíbrio

Quando você pensa sobre seus estados básicos – confiança, raiva, alegria, medo, brincalhão, ansiedade, respeito, coragem, tristeza, excitação, curiosidade, relaxamento etc. – como eles são atualmente texturizados? Quais são as suas qualidades? Aqui estão algumas possibilidades:

Confiança hesitada, confiança corajosa, confiança tola, confiança lúdica, confiança ousada. Consciência lenta, consciência maçante, consciência brilhante, consciência curiosa. Medo de compromisso, compromisso estressante, compromisso lúdico, compromisso miserável. Curiosidade agressiva, curiosidade rígida, curiosidade brincalhona e tola, curiosidade séria. Raiva hostil, medo terrível de raiva, vergonha de se sentir culpado por estar com raiva, medo vergonhoso, medo ousado, medo curioso, medo brincalhão.

 

Meta-Estados para Texturizar um Estado

Quando você aplica um estado sobre outro (meta-estado), o segundo estado qualifica o primeiro estado. À medida que você transcende o primeiro estado e aplica um segundo estado a ele, o primeiro se torna um membro da classe do segundo. Agora, o estado de nível superior se junta no primeiro estado e o texturiza. Desta forma, seus meta-estados ficam “dentro dos seus olhos” e se fundem em seus músculos. Eles se tornam o enquadramento de referência que te governa / controla, o qual geralmente está escondido da sua própria visão. Para encontrá-los, você precisa buscar os níveis mais altos. Para eliminar os meta-estados ocultos, pergunte sobre a qualidade de um estado.

Qual é a qualidade da sua raiva? Eu gostaria de você com raiva?
Você é respeitoso e atencioso quando está zangado?
Ou você perde a cabeça e fica agressivo quando fica bravo?
Você mantém a civilidade e paciência quando está chateado e com raiva?
Ou você se torna impaciente e insultuoso?

 

As respostas sobre a qualidade revelam os enquadramentos mais elevados.

O que você acredita sobre raiva?
Quais lembranças em sua história pessoal lhe traz informações sobre isso?
Quais valores ou não-valores você tem sobre a raiva?
Como isso afeta quem você é?
Como a raiva interfere ou afeta o seu destino, missão e visão?
O que você espera da raiva? Sobre as pessoas quando ficam com raiva?

 

“Vendo” Meta-Níveis em seus Estados

Essas questões revelam os meta-níveis dos seus estados. Como estados texturizados, eles possuem propriedades, recursos e características. Ao longo dos anos, você já qualificou seus estados. Você definiu seus estados dentro de vários enquadramentos. Usando a “raiva” como um protótipo, você experimenta o seu pensar-e-sentir e sensações neurológicas somáticas sobre o estado de raiva. Você gosta disso ou não gosta. Você tem medo disso ou ama. Você teme ou anseia por isso. Você acredita que pode te servir. Você acredita que isso torna as coisas feias.

Estruturalmente, um meta-estado se relaciona a um estado primário como um estado mais elevado sobre ele. O estado inferior é um membro dessa classe. O meta-estado mais elevado é uma categoria para entender o mais baixo.

É por isso que “o medo de nossa raiva” (raiva medrosa) difere a textura tanto quanto do “respeito de nossa raiva” (raiva respeitosa).

É por isso que “a vergonha de ficar com raiva porque isso transforma coisas em coisas desagradáveis” difere tanto na textura de “apreciar meus poderes de ficar com raiva porque me informa que algum valor percebido foi violado e permite que eu explore respeitosamente a raiva da situação”.

 

Como um nível lógico mais elevado, os enquadramentos mentais e emocionais que você traz para suas experiências primárias representam uma influência governante em sua vida. O enquadramento superior é uma mensagem sobre as experiências inferiores e, portanto, modula, organiza e governa. Não é de admirar que seus meta-estados sejam tão importantes! Nos seus meta-estados você tem valores, crenças, expectativas, entendimentos, identificações, etc.

Saber de tudo isso lhe dá a escolha sobre os seus estados, suas emoções, suas atitudes, etc. Você pode escolher a qualidade de suas experiências e, assim, criar estados mais ricos, mais completos, mais felizes, mais gratificantes e mais robustos. Interessado? Isso é o que o Modelo Meta-Estados oferece, pois leva os fundamentos da PNL a um nível mais elevado.

Compartilhe

Conheça o fundador do NCI, José Luiz e agende a sua sessão individual.

Av. Sete de Setembro, nº 4698, CONJ 2201, Batel, Curitiba

(41) 99287-4321

contato@nci.net.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs